Não se trata apenas de escrever um obituário, que testemunhe a importância do seu trabalho pedagógico no ensino/aprendizagem da Otoneurologia. Mas, também, salientar a nossa gratidão e a profunda mágoa pelo seu desaparecimento. Espírito aberto, inovador, assertivo, disponível. E um Amigo, que nos deixou. 
 
O nosso Curso de Exploração Funcional Vestibular, recentemente desaparecido, foi uma mais-valia. Vocacionado para a formação pré e pós-graduada, não só de médicos como de outros profissionais de saúde, na sua extensão e qualidade, foi único em língua portuguesa e até em todo o mundo.  Das circunstâncias desse desaparecimento, remetemo-los para o que está escrito noutro local, até pelo próprio Prof. A. A. Fernandes, já doente.  A maior homenagem que lhe podemos fazer é recuperar o Curso, atualizá-lo e disponibilizá-lo em inglês. Eram (e são) os propósitos dos autores.
 
António Augusto Fernandes foi CEO da Distance Learning Consulting (DLC), empresa nascida em 1998, responsável pela formação de largas centenas de milhares de profissionais de múltiplas áreas do conhecimento – seguros, marketing, línguas, saúde, gestão, etc. O que caracteriza este tipo de Ensino é o recurso às novas tecnologias de Informação e a Educação a Distância. 
Da sua formação Académica destaque para o Doutoramento em Ciências da Educação, diploma de Estudos Avançados em e-Learning aplicado aos Estilos e Aprendizagem e a Inteligência Emocional, Mestrados em Psicologia Educacional e em Ciências de Educação.
Entre muitas outras atividades desenvolvidas, foi Professor Universitário e Diretor Executivo do Instituto de Ensino e Formação a Distância da Universidade Católica.
 
F. Vaz Garcia

Vítima de COVID-19, com 67 anos, faleceu Giorgio GUIDETTI. Presidente da Sociedade Italiana de Vestibulogia e, entre muitas instituições científicas, membro da Société Internationale d’OtoNeurologie.

Nessa qualidade organizou em 1983, em Modena, o 23º Symposium da SIO, que foi um marco não só do ponto de vista científico como de elevação cultural. Lembramo-nos da presença de Luchino Pavarotti que, no banquete da reunião interpretou algumas árias que deslumbraram os congressistas.

Da abundante bibliografia que nos legou, destaque para as áreas de Reabilitação Vestibular e Posturografia. Alguns artigos, que merecem referencia: “The Association Between Benign Paroxysmal Positional Vertigo and Autoimmune Chronic Thyroiditis Is Not Related to Thyroid Status”;The Recurrences of Paroxysmal Positional Vertigo”;” Paroxysmal Positional Vertigo and Labyrintholithiasis. Certainties and Doubts”

A pandemia tem impedido muitas das reuniões presenciais, tão importantes não só na transmissão de conhecimentos como do reforço de laços pessoais. Oxalá que a situação sanitária permita o restabelecimento destes encontros. Uma outra referencia para um site que deve merecer a nossa atenção https://gdrvertige.com.

 

 

Faleceu o Médico do Hospital la Fé de Valência
Faleceu o Professor de Universidade Politécnica de Valência
Faleceu o Investigador, o Estudioso de Otoneurologia por todos respeitado e acolhido
Faleceu o Diretor de Serviço que foi de Otorrinolaringologia de Hospital la Fé 
Faleceu um dos impulsionadores de Secção de Otoneurologia da Soc Espanhola de Otorrinolaringologia e um dos organizadores das Reuniões Ibéricas de Otoneurologia
Ficaram mais pobres os doentes, mais pobre o meio académico de Espanha, mais pobre o meio científico e a investigação em otoneurologia, mais pobre a assistência médica em Otoneurologia em Espanha e Portugal e o desenvolvimento Ibérico de uma rede de saberes que soube impulsionar
Se isso não fosse já muito, mais há para dizer deste homem.
  • Homem afável e simples de uma disponibilidade imensa para com o seu semelhante.
  • Disponível sempre e para todos como foi prova das suas respostas a múltiplas solicitações por parte de qualquer núcleo que se interessasse pelo seu ramo do saber
  • Bom pedagogo sempre nos fez parecer as coisas difíceis bem simples
  • Um artista de sensibilidade fina como se expressou por esculturas que foi produzindo
  • Um amigo daqueles que não precisava de estar para ser lembrado e fortalecida a amizade
 
Faleceu e ficamos todos mais pobres com aquela pobreza que não é fácil ultrapassar dada a qualidade do homem que foi sócio honorário da APO, Presidente de Honra do Congresso Nacional da APO de 2018 e amigo de tantos de nós.
 
  "Bombas pela Paz"
Pedro Tomé

 

Caros amigos,

Em primeiro lugar, e mais importante que tudo, espero que todos se encontrem bem.
Apesar de estarmos a passar uns meses pouco habituais, a APO tem procurado respeitar as atividades que se propõe, procurando assim manter a divulgação, a formação e a discussão de temas científicos na área da otoneurologia.
A Reunião de Inverno da APO é já um hábito, tendo vindo a revelar-se um encontro enriquecedor e proveitoso, não apenas em termos científicos, mas também em termos sociais.
Dadas as restrições em vigor, mas com o desejo de manter esta tradição, decidimos organizar, em formato virtual, uma reunião, no dia 20 de Março.
O tema da Reunião de Inverno será dedicado a “Controvérsias na Doença de Ménière”, tema com que esperamos provocar uma discussão ativa. (junta-se o programa abaixo)
Este ano, existiu a possibilidade de poder contar com a participação de um convidado de indiscutível prestígio, o Prof Doutor Michael Strupp, que nos apresentará uma palestra dedicada à Doença de Ménière, certamente uma mais valia para todos.
Mais próximo da reunião será enviado o link de ligação a todos os convidados.
Assim, e apesar de todas as limitações, esperamos continuar com uma Associação viva e ativa, procurando responder aos princípios que sempre motivaram a sua existência.
Esperando contar com a vossa presença e participação, me despeço.
 
Um abraço,
 
Pedro Marques
(Secretário-Geral da APO)
 
 
 

 

 

…e como já se sabia, o nosso Curso de Exploração Funcional Vestibular deixou de estar acessível. Durante 14 anos, contribuiu para a formação pré e pós-graduada de médicos de múltiplas especialidades (ORL, Neurologia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, etc.), e de Audiologistas e Fisioterapeutas, como, aliás, de todos os profissionais de Saúde. A sua realização implicou um esforço gigantesco como também as várias actualizações introduzidas para evitar a sua obsolescência. Assistirmos agora ao desaparecimento do Curso por razões que nos são totalmente alheias, é doloroso, mas, pior ainda, torna mais pobre o papel da APO. 
Vivemos uma época terrível que pode alterar definitivamente o nosso paradigma do binómio ensinar/aprender. Fala-se muito agora da necessidade do Ensino à Distância e multiplicam-se os webinars que reúnem virtualmente opinion leaders, que são o modo possível de assistir e também participar na discussão dos temas propostos, a preços comportáveis. 
Mas o nosso curso, já estava mais à frente. Faz apelo a um modo de aprendizagem muito mais eficaz - favorece o trabalho de grupo, a didáctica adapta-se ao ritmo dos formandos e é assente na consulta, pesquisa e investigação, a aprendizagem não é imposta, visto apelar às motivações do formando, que aprende através da sua observação, reflexão e experimentação. O aluno/formando aprende ao seu ritmo, no seu ambiente, quando quer, em pequenos módulos (mais eficazes) e, em cada módulo, é avaliado, o que lhe permite feedback para corrigir erros e identificar os seus próprios progressos. 
Todo este trabalho está feito, o grau de satisfação daqueles que realizaram o Curso é altíssimo. O número de inscrições e os resultados finais muito bons. Os louvores que ouvimos, por exemplo no Brasil, deixaram-nos orgulhosos. Agora, aquilo que se exige é que um ou vários mecenas possam garantir a passagem dos conteúdos para a linguagem atual da Internet. Esta é a nobre missão que se pede e deseja de Instituições que entendam a importância do nosso trabalho e do papel que elas devem desempenhar na formação académica. Não deixar perder este Curso, porventura único, na área otoneurológica. 
 
Fernando Vaz Garcia
 
X X X X X X X X X X X
 
O Curso de Exploração Funcional Vestibular, da autoria dos Drs. Vaz Garcia e José Tavares, com a colaboração de outros especialistas, teve a sua 1ª edição em 2007, tendo passado por este curso ao longo de 14 anos de vida, mais de 30.000 médicos e técnicos de Portugal e do Brasil. 
Este curso, concebido em eLearning assíncrono, pela DLC – Distance Learning Consulting, Lda., através do Modelo SAFEM-D (Sistema Aberto de Formação e Educação Multimédia a Distância) e difundido através da Plataforma NetForma Da Vinci Web 3.0 – 4.0, foi inicialmente financiado pela Solvay Farma, depois pela Abbott, em seguida pela Mylan, tendo sido o seu último patrocinador a Acústica Médica.
Este curso estava programado em Flash, linguagem de elevada qualidade, que o tornou num dos melhores cursos do mundo, não só quanto à qualidade imprimida pelos seus autores, que ao longo destes 14 anos fizeram todas as revisões necessárias, como pela mais-valia tecnológica e multimédia permitida por esta linguagem. Devido às guerras comerciais entre as várias softwarehouses, dando como desculpa as questões de segurança, a Google, Firefox e Microsoft Adge, no dia 12 de janeiro de 2021 retiraram a possibilidade de programas em Flash correrem nestes browsers, assim, termina de forma triste a possibilidade da educação médica no âmbito da vertigem, que este curso cumpria com grande dignidade.
Para ser possível retomar este projeto são necessários novos patrocinadores, para que possamos reprogramar este curso de Flash para html5, ou seja, a linguagem atual da Internet.
 
Prof. Doutor António Augusto Fernandes
Presidente da APETEC – Associação Portuguesa de eLearning, Aprendizagem pela Tecnologia e Inteligência Artificial
CEO da DLC – Distance Learning Consulting, Lda.

Faça-se membro

Faça-se membro
e junte-se à equipa!