No Hotel dos Templários, em Tomar, decorreu a 8 e 9 de Outubro o Congresso Anual da APO. Aguardado com expectativa, por se tratar duma reunião presencial após largo interregno causado pelas razões sanitárias conhecidas, incluiu, como é habitual, conferencias, mesas-redondas, cursos, comunicações – livres e posters.


 

O Congresso teve como Presidente de Honra o Prof. Herman Kingma, o qual proferiu uma conferencia sobre State of the art in diagnostics and treatment in patients with severe vestibular loss e um curso sobre Examination, Diagnosis and Management of patients with vestibular disorders: an efficient no-nonsense straightforward approach. O Prof Michael Strupp, cuja presença estava prevista, não pôde comparecer, embora o conteúdo das suas conferências tivesse sido apresentado por meios audiovisuais.

 

No concurso de Comunicações Livres foram galardoados os trabalhos:

1º Classificado

Tratamento da surdez súbita neurossensorial idiomática com corticoterapia intratimpânica em alta dose.

Sónia Martins, Pedro Alexandra, Pedro Marques, Carla Pinto Moura

Centro Hospitalar Universitário de S. João, Porto

 

2º Classificado

Patologia vestibular em idade pediátrica: análise retrospectiva.

Tiago Chantre, Inês Moreira, Mariana Oliveira, Bernardo Araújo, Margarida Bento, Herédio Sousa, Ezequiel Barros

Centro Hospitalar de Lisboa Central, Lisboa

 

Na classe de Posters foi vencedor:

Hipoacúsia neurossensorial bilateral de causa sifilítica - um diagnóstico desafiante e raro em otorrinolaringologia

Davide Lourenço Marques, Joana Gonçalves, Beatriz Ramada, Carmo Miguéis, Ana Margarida Amorim, Sofia Paiva, Luís Santos Silva

Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Coimbra

Veja as fotografias do Congresso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Decorreu entre 17 e 19 de Setembro, em Viseu, o 68º Congresso da SORL-CCP, simultaneamente XVIII Congresso Luso-Espanhol de ORL Foi presidido pelo Dr. J. Marques dos Santos (que integrou a Comissão Organizadora), com destaque também para o Prof. Jorge Spratley (Presidente da SPORL-CCP e da Comissão Científica) e do Dr. Lima Gouveia, homenageado como Presidente de Honra.

O Programa que cobriu todas as valências de ORL-CCP, distribui-se como habitualmente por Conferencias, Mesas-redondas, Cursos e Comunicações Livres. Referência especial para a numerosa participações dos colegas espanhóis.

 

(fotos gentilmente cedidas pela Just News)

 

 

 

 

Numa realização da Sociedade Portuguesa de Neurologia, irá decorrer a 27 de Outubro próximo um Curso de Movimentos Oculares.
 
Este curso é dedicado a clínicos que lidam com doentes com perturbação dos movimentos oculares e contará com a participação de especialistas internacionais e nacionais, incluindo os Drs. David Zee e Daniel Gold (John Hopkins Hospital, EUA), e os Drs. Eric Eggenberger (Mayo Clinic, EUA), Wayne Cornblath (Kellogg Eye Center, EUA) e João Lemos (CHUC, Portugal). O curso será híbrido, com uma componente prática no período da manhã e sessões interativas teóricas com vídeos no período da tarde.
 
Os participantes inscritos tanto podem descolar-se no dia ao local do Congresso (no Algarve) e assistir e participar na parte prática do exame de manhã e assistir no local, à tarde às apresentações (maioritariamente zoom) que serão mostradas num écran, como também podem assistir a todo o curso online através do zoom, se preferirem.
 
Para a inscrição no curso, clique no botão, onde podem escolher a opção - inscrição só no curso de movimentos oculares para não sócios da sociedade portuguesa de neurologia.
 
INSCRIÇÃO

Não se trata apenas de escrever um obituário, que testemunhe a importância do seu trabalho pedagógico no ensino/aprendizagem da Otoneurologia. Mas, também, salientar a nossa gratidão e a profunda mágoa pelo seu desaparecimento. Espírito aberto, inovador, assertivo, disponível. E um Amigo, que nos deixou. 
 
O nosso Curso de Exploração Funcional Vestibular, recentemente desaparecido, foi uma mais-valia. Vocacionado para a formação pré e pós-graduada, não só de médicos como de outros profissionais de saúde, na sua extensão e qualidade, foi único em língua portuguesa e até em todo o mundo.  Das circunstâncias desse desaparecimento, remetemo-los para o que está escrito noutro local, até pelo próprio Prof. A. A. Fernandes, já doente.  A maior homenagem que lhe podemos fazer é recuperar o Curso, atualizá-lo e disponibilizá-lo em inglês. Eram (e são) os propósitos dos autores.
 
António Augusto Fernandes foi CEO da Distance Learning Consulting (DLC), empresa nascida em 1998, responsável pela formação de largas centenas de milhares de profissionais de múltiplas áreas do conhecimento – seguros, marketing, línguas, saúde, gestão, etc. O que caracteriza este tipo de Ensino é o recurso às novas tecnologias de Informação e a Educação a Distância. 
Da sua formação Académica destaque para o Doutoramento em Ciências da Educação, diploma de Estudos Avançados em e-Learning aplicado aos Estilos e Aprendizagem e a Inteligência Emocional, Mestrados em Psicologia Educacional e em Ciências de Educação.
Entre muitas outras atividades desenvolvidas, foi Professor Universitário e Diretor Executivo do Instituto de Ensino e Formação a Distância da Universidade Católica.
 
F. Vaz Garcia

Faça-se membro

Faça-se membro
e junte-se à equipa!