Felizmente e finalmente foi possível voltar a encontrarmo-nos ao vivo. Foi muito bom!!
O OTONEURO 2021 decorreu no Hotel dos Templários em Tomar, nos passados dias 8 e 9 de outubro. Foi ótimo, tivemos cerca de 200 participantes, 15 comunicações orais e 21 posters. 
O presidente de honra do congresso, foi o Prof. Herman Kingma, uma das grandes referências mundiais na otoneurologia, que muito contribuiu com as suas qualidades humanas e didáticas para a divulgação deste tema em Portugal e no mundo e muito especialmente para a formação dos médicos portugueses. O merecido elogio elaborado pelo Dr. Rosmaninho Seabra ao Prof. Herman Kingma foi um dos pontos altos deste congresso.
 
A mesa redonda inaugural, sobre o tema “Controvérsias da Doença de Ménière”, foi bem animada e participada. Também as apresentações excecionais dos convidados estrangeiros, Prof. Herman Kingma e Prof. Michael Strupp, foram um fantástico contributo para a qualidade do congresso.
 
Não podemos esquecer as excelentes apresentações da Dra. Sandra Costa sobre ”Reabilitação vestibular”, do Dr. Paulo Coelho sobre “ Sintomas otoneurológicos na esclerose múltipla” e do Prof. Leonel Luís sobre “Cochlear implant candidacy in Ménière’s management” que despertaram grande atenção do público.
 
É de salientar o grande ocupação da sala ao longo de todo congresso e a participação ativa dos presentes, colocando questões e comentando as apresentações.  
No sábado à tarde realizou-se o Curso “ Examination, diagnosis and management of patients with vestibular disorders: an eficient no-nonsense straightforward approach”, ministrado pelo Prof.Herman Kingma, e que mais uma vez encantou a audiência.
O sucesso deste OTONEURO 2021 demonstra que o conhecimento é muito mais que pura informação, e que a troca de experiências pessoais é fundamental para a formação do médico.
 
Nuno Trigueiros
Presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologa

Faça-se membro

Faça-se membro
e junte-se à equipa!