Hermínio Perez Garrigues faleceu

Faleceu o Médico do Hospital la Fé de Valência
Faleceu o Professor de Universidade Politécnica de Valência
Faleceu o Investigador, o Estudioso de Otoneurologia por todos respeitado e acolhido
Faleceu o Diretor de Serviço que foi de Otorrinolaringologia de Hospital la Fé 
Faleceu um dos impulsionadores de Secção de Otoneurologia da Soc Espanhola de Otorrinolaringologia e um dos organizadores das Reuniões Ibéricas de Otoneurologia
Ficaram mais pobres os doentes, mais pobre o meio académico de Espanha, mais pobre o meio científico e a investigação em otoneurologia, mais pobre a assistência médica em Otoneurologia em Espanha e Portugal e o desenvolvimento Ibérico de uma rede de saberes que soube impulsionar
Se isso não fosse já muito, mais há para dizer deste homem.
  • Homem afável e simples de uma disponibilidade imensa para com o seu semelhante.
  • Disponível sempre e para todos como foi prova das suas respostas a múltiplas solicitações por parte de qualquer núcleo que se interessasse pelo seu ramo do saber
  • Bom pedagogo sempre nos fez parecer as coisas difíceis bem simples
  • Um artista de sensibilidade fina como se expressou por esculturas que foi produzindo
  • Um amigo daqueles que não precisava de estar para ser lembrado e fortalecida a amizade
Faleceu e ficamos todos mais pobres com aquela pobreza que não é fácil ultrapassar dada a qualidade do homem que foi sócio honorário da APO, Presidente de Honra do Congresso Nacional da APO de 2018 e amigo de tantos de nós.
 
  "Bombas pela Paz"
Pedro Tomé

 

XIII Reunião de Inverno - 2021

Comunicação premiada

O Papel da Hidrópsia Endolinfática no Diagnóstico Diferencial da Enxaqueca Vestibular e Doença de Ménière

Por Isabel Luzeiro, Rita Machado, Bruno Silva, Ana Margarida Amorim e Daniela Pereira.

 

A Direção da APO - Associação Portuguesa de Otoneurologia vem anunciar as datas para o Congresso Anual deste ano:

Oportunamente enviaremos ficha de inscrição e data para submissão de trabalhos.

Secretariado Oficial APO 

 
      

Curso de Exploração Funcional Vestibular

… e como já se sabia, o nosso Curso de Exploração Funcional Vestibular deixou de estar acessível. Durante 14 anos, contribuiu para a formação pré e pós-graduada de médicos de múltiplas especialidades (ORL, Neurologia, Medicina Geral e Familiar, Medicina Interna, etc.), e de Audiologistas e Fisioterapeutas, como, aliás, de todos os profissionais de Saúde. A sua realização implicou um esforço gigantesco como também as várias actualizações introduzidas para evitar a sua obsolescência. Assistirmos agora ao desaparecimento do Curso por razões que nos são totalmente alheias, é doloroso, mas, pior ainda, torna mais pobre o papel da APO. 
Vivemos uma época terrível que pode alterar definitivamente o nosso paradigma do binómio ensinar/aprender. Fala-se muito agora da necessidade do Ensino à Distância e multiplicam-se os webinars que reúnem virtualmente opinion leaders, que são o modo possível de assistir e também participar na discussão dos temas propostos, a preços comportáveis. (Texto de Fernando Vaz Garcia - Ver mais...)
 
X X X X X X X X X X X
 

O Curso de Exploração Funcional Vestibular, da autoria dos Drs. Vaz Garcia e José Tavares, com a colaboração de outros especialistas, teve a sua 1ª edição em 2007, tendo passado por este curso ao longo de 14 anos de vida, mais de 30.000 médicos e técnicos de Portugal e do Brasil. 
Este curso, concebido em eLearning assíncrono, pela DLC – Distance Learning Consulting, Lda., através do Modelo SAFEM-D (Sistema Aberto de Formação e Educação Multimédia a Distância) e difundido através da Plataforma NetForma Da Vinci Web 3.0 – 4.0, foi inicialmente financiado pela Solvay Farma, depois pela Abbott, em seguida pela Mylan, tendo sido o seu último patrocinador a Acústica Médica. (Texto de Doutor António Augusto Fernandes - Ver mais...)
 

Trabalhos premiados no Congresso APO 2019

MELHOR POSTER

2º PRÉMIO - MELHOR COMUNICAÇÃO

 

 

Management of Lateral Semicircular Canal Benign Paroxysmal Positional Vertigo

Artigo de: Francisco Zuma e Maia, Bernardo Faria Ramos, Renato Cal, Camila Martins Brock, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz e Michael Strupp

Benign paroxysmal positional vertigo (BPPV) is the most common cause of peripheral vestibular vertigo. It is caused by free-floating otoconia moving freely in one of the semicircular canals (canalolithiasis) or by otoliths adhered to the cupula (cupulolithiasis). The posterior canal is the most common canal affected, followed by the lateral canal. Diagnosis of the side affected is critical for successful treatment; therefore, suppressing visual fixation is essential to examination of these patients’ eye movement. On the basis of our experience, we have adopted the Zuma maneuver and the modified Zuma maneuver for both apogeotropic and geotropic variants of lateral canal BPPV. Knowledge of the anatomy and pathophysiologic mechanisms of the semicircular canals is essential for correct management of these patients. Hence, using a single maneuver and its modification may facilitate daily neurotological practice. (...) Consulte o artigo
 
 
Na Fundação Calouste Gulbenkian, organizado pela APO e para assinalar o Dia Mundial da Audição, realizou-se no passado dia 3/3 um encontro, sob o lema “Ouvir com Arte”. No evento, estiveram presentes Médicos ORL, Audiologistas, doentes e público em geral, o qual contou também com a presença do Bastonário da OM. 
Lembrar a importância da audição, chamar a atenção das numerosas causas que originam a sua degradação e o papel da reabilitação precoce, foram as principais mensagens definidas pelo Professor Nuno Trigueiros. 
 
AGRADECIMENTO
Desde sempre, a APO, como qualquer sociedade científica, procurou estreitar laços com personalidades de relevo que contribuíssem para o desenvolvimento dos nossos conhecimentos. O site da internet tem um papel divulgador e promotor de formação que, nesta era digital, será cada vez mais importante. Procurarmos a colaboração de opinion-leaders que sempre nos foram próximos, é uma exigência óbvia. Assim, a colaboração mais recente dos Profs. Mangabeira Albernaz, Herminio Pérez e sempre do Zuma e Maia, é um motivo de orgulho legítimo. Mas outras individualidades – como David Zee, já colaboraram connosco e permitiram a divulgação dos seus trabalhos. A todos a nossa gratidão.
Em Lamego, no Douro Cister Hotel, realizou-se a 1 de Fevereiro de 2020, mais uma Reunião de Inverno, onde foi debatido o tema Surdez Súbita e cujo programa pode consultar. Como é usual, as comunicações apresentadas serão reunidas num volume com distribuição dentro de pouco tempo. Será ainda a base para um dos temas do nosso Congresso Anual, em Março próximo em Tomar.
 
 
 

Teresa Benzinho, mestre em Neurociências

Com a tese subordinada ao tema “Hipofunção vestibular bilateral e a hipostesia vibratória distal nos membros inferiores como predadores do risco de quedas no idoso. Estudo de coorte transversal”, a fisioterapeuta Teresa Benzinho prestou provas a 12 de maio de 2020, que lhe outorgaram o grau de mestre em Neurociências, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, sendo-lhe atribuída a classificação de 20 valores. As provas foram realizadas por videoconferência e o júri constituído pelos Profs. Maria Isabel Pavão Martins (presidente), Leonel Luís e João de Lemos.
Leia o resumo da tese

 
 
Na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, decorreu entre 24 e 25 de Maio o nosso Congresso Anual.  Na véspera realizara-se uma Masterclass de Patologia Vestibular para Medicina Geral e Familiar e um Simposium da Acústica Médica.
Finalmente teve ainda lugar a Assembleia Geral estatutária, onde foram eleitos os novos Corpos Gerentes para o próximo triénio, cuja Direcção é presidida pelo Prof. Nuno Trigueiros.
Foi uma reunião muito concorrida, que teve como Presidente de Honra o Prof. José Pimentel, alvo de sentida homenagem. Como palestrantes internacionais, as participações dos Profs. Marco Mandalà (Itália), Herminio Pérez Garrigues (Espanha) e Michael Teixido (USA).
De referir ainda a realização de um Curso satélite sobre BPPV: Teaching using a Biomechanical Model por Michael Teixido.
 

 

1ª Reunião de Vertigem para Medicina Geral Familiar

No Auditório do Hospital da Luz Setúbal, realizou-se a 11 de Fevereiro último, a 1ª Reunião de Vertigem para Medicina Geral Familiar, que teve como coordenadora a Drª Rosa Castillho e a participação de vários colegas, presenças frequentes nas organizações da APO. Esta iniciativa confirma a importância que todos reconhecemos à formação dos colegas de Medicina Geral e Familiar nesta área, como o confirmam as várias reuniões recentemente ocorridas e de que temos dado conta.

 

2nd International Meeting with the Dizziness Experts

Decorreu de 23 a 24 de Novembro 2019, em Porto Alegre (Brasil), reunindo especialistas de 9 países e que foi uma reunião de elevado nível científico. Coordenado por Francisco Zuma e Maia e Renato Cal, teve como palestrantes, além dos organizadores, Herman Kingma, David Zee, Sérgio Carmona e Carlos Almiron. Curso exaustivo, foram abordados alguns dos temas mais controversos e complexos de Otoneurologia, desde a Fisiopatologia até aos mais recentes avanços terapêuticos, como no caso dos implantes vestibulares, e onde foi manifesto o contributo de participantes com formações distintas e complementares - neurologia, ORL, fisioterapia, ciências básicas, etc.

Veja o Programa

Veja apresentações do Meeting:

X Reunião de Vertigem
No Hospital Lusíadas Porto, decorreu entre 18 e19 de Outubro, mais um evento, organizado pelo Dr. Rosmaninho Seabra e que teve como Presidente de Honra, o Prof. Claus Claussen, a quem foi prestada homenagem. Alaint Semont, Raymond van de Berg e Angel Batuecas foram os convidados estrangeiros. Conferências, uma mesa-redonda e workshops em que participaram numerosos profissionais que se dedicam à Otoneurologia, preencheram o Programa.

Veja mais fotos do evento.

A 3 de Outubro de 2019, realizou-se no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, um curso onde foram apresentados temas relevantes no exercício da Medicina Geral e Familiar, como Síndrome vestibular agudo, Enxaqueca Vestibular, VPPB, Doença de Menière e Reabilitação Vestibular e também discussão de casos clínicos.
 

Exploração Funcional Vestibular - Um novo ciclo

O curso em eLearning, com algumas actualizações, está disponível desde há 11 anos, nomeadamente através do site da APO. Não pretende ser um curso para peritos, mas uma ferramenta que garanta conhecimentos essenciais ao desempenho competente dos vários grupos profissionais, que lidam com doentes da área otoneurológica.  E sabemos o peso que estes doentes têm, no atendimento nos estabelecimentos de saúde.
Foi o Laboratório Solvay que o financiou e, posteriormente, a Abbott e Mylan que o mantiveram. Para eles ficará sempre a nossa gratidão, principalmente nas pessoas de José Carlos Costa, e, depois, António Pires e Alexandra Madeira. (Ler mais... Exploração Funcional Vestibular)
 
 

Artigo para discussão: Surdez súbita e o risco de eventos vasculares agudos

Reuniões de Inverno

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

     
 

Paparella´s Otolaryngology, Head and Neck Surgery

 

Nova edição
 

 

ARTIGO ORIGINAL

Validação e adaptação do Dizziness Handicap Inventory para a língua e população portuguesa de Portugal.

 

Projecto de investigação na área da surdez profunda galardoada pela Lusíadas Saúde

A surdez profunda em crianças e adultos foi um dos trabalhos, liderado pela Dr.ª Luísa Monteiro, coordenadora da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Lisboa, premiado pela Lusíadas Saúde.
A sua equipa veio demonstrar uma activação mais precoce do processador externo após cirurgia de implante, o que traz significativas melhorias sob o ponto de vista psicológico e de acompanhamento médico.

 

Workshop de abordagem dos distúrbios do equilíbrio e da disfagia do idoso

Realizado no anfiteatro do Hospital Beatriz Ângelo, em 12 de Novembro de 2019, organizado pelo Serviço de ORL (Dr. Carlos Macor) e que promoveu discussão sobre aspectos relevantes, tanto em ambulatório como na Urgência dos idosos com queixas de desequilíbrio.

 
Artigos de interesse
Seasonality and solar radiation variation level in benign paroxysmal positional vertigo
Artigo de Francisco Carlos Zuma e Maia, Rayane Brum de Fraga, Bernardo Faria Ramos, Renato Valério Cal & Pedro Luiz Mangabeira Albernaz
 
Artigo de Leonel Barbosa, Sofia Motta, Margarida Boavida, Ana Guimarães e Filipe Freire
 
Artigo de Dr. João Laffont, Dra. Margarida Amorim, Dr. João Lemos, Dr. João Fonseca, Dra. Ana Sofia Melo, Dr. Ricardo Caiado, Dr. José Bastos, Prof. Doutor António Diogo Paiva.
 
Artigo de Miguel Silva, Margarida Amorim, José Romão e António Paiva.
 
Artigo de Francisco Carlos Zuma e Maia, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, Renato Valério.
 
Artigo de Dr.ª Rosa Castillo.

 

Questionário de avaliação dos Zumbidos, (Tinnitus Handicap Inventory), Vasco Oliveira, Ruth F. Menezes

 

Balanço da versão Portuguesa do Tinnitus Handicap Inventory
Audiologia em Revista, 2008


Vestibulopatias na Infância 
Artigo de Roseli Saraiva Moreira Bittar - Professora assistente do Setor de Otoneurologia - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Faça-se membro

Faça-se membro
e junte-se à equipa!

Eventos

abril 2021
Sb D
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
24 Abr. 2021
10:00AM - 05:00PM
BPPV Summit
17 Set. 2021
09:00AM - 05:00PM
68º Congresso da SPORL-CCP
24 Set. 2021
09:00AM - 05:00PM
Congresso Anual da APO 2020

Outros destaques

 
 

Localização

Contactos

Rua da Paz, 66-2º, sl.24
4050-461 Porto
Portugal

22 6076290

22 6076299
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.