Editorial (Dezembro, 2021)

A Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) desde a sua fundação em 1997, tem como objetivos promover aprendizagens, estimular o debate entre pares e divulgar os conhecimentos mais atuais na área da Otoneurologia. Neste contexto, apesar de todos os constrangimentos inerentes à época em que vivemos, temos mantido a nossa atividade científica. Brevemente editaremos um livro de recomendações sobre a Doença de Ménière, que pretende ser um instrumento de consulta e orientação terapêutica. (Ler mais...)
 

Já decorreu o Otoneurologia 2021

No Hotel dos Templários, em Tomar, decorreu a 8 e 9 de Outubro o Congresso Anual da APO. Aguardado com expectativa, por se tratar duma reunião presencial após largo interregno causado pelas razões sanitárias conhecidas, incluiu, como é habitual, conferencias, mesas-redondas, cursos, comunicações – livres e posters. (Ler mais...) / Ver as fotografias do congresso

Comunicações premiadas

 

XIII Reunião de Inverno - 2021

Comunicação premiada

O Papel da Hidrópsia Endolinfática no Diagnóstico Diferencial da Enxaqueca Vestibular e Doença de Ménière

Por: Isabel Luzeiro, Rita Machado, Bruno Silva, Ana Margarida Amorim e Daniela Pereira.

REUNIÃO DE INVERNO 2022

Tema: Nistagmo Posicional

Data: 12 de fevereiro, 2022

Consulte o programa do evento

 

 

NOVO ARTIGO

 

por: Bernardo Faria Ramos, Renato Cal, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, e Francisco Zuma e Maia

 

Na Faculdade de Medicina de Lisboa, sob a Direcção do Prof. Leonel Luís, realizaram-se o Curso de Implantes Cocleares (25 e 26/10) e o VII Curso de Diagnóstico, Tratamento e Reeducação vestibular (27 e 28/10). No que se refere ao de Implantes Cocleares, para além da avaliação pré-operatória, reabilitação e prognóstico, o principal destaque foi a cirurgia ao vivo em três doentes com Menière e um com acufenos intensos. 
Quanto ao último curso, foram abordados anatomia e fisiologia, avaliação vestibular e testes diagnósticos - nomeadamente VNG, vHIT, cadeira rotatória, ABR e eABR, posturografia e reabilitação vestibular. 
 
 
 
Não se trata apenas de escrever um obituário, que testemunhe a importância do seu trabalho pedagógico no ensino/aprendizagem da Otoneurologia. Mas, também, salientar a nossa gratidão e a profunda mágoa pelo seu desaparecimento. Espírito aberto, inovador, assertivo, disponível. E um Amigo, que nos deixou. 
 
O nosso Curso de Exploração Funcional Vestibular, recentemente desaparecido, foi uma mais-valia. Vocacionado para a formação pré e pós-graduada, não só de médicos como de outros profissionais de saúde, na sua extensão e qualidade, foi único em língua portuguesa e até em todo o mundo.  Das circunstâncias desse desaparecimento, remetemo-los para o que está escrito noutro local, até pelo próprio Prof. A. A. Fernandes, já doente.  A maior homenagem que lhe podemos fazer é recuperar o Curso, atualizá-lo e disponibilizá-lo em inglês. Eram (e são) os propósitos dos autores. (Ler mais...)

 

Coordenadores do curso:
Haúla Faruk Haider , MD, PhD
João Paço, MD, PhD

 

68º Congresso da SPORL-CCP

Decorreu entre 17 e 19 de Setembro, em Viseu, o 68º Congresso da SORL-CCP, simultaneamente XVIII Congresso Luso-Espanhol de ORL Foi presidido pelo Dr. J. Marques dos Santos (que integrou a Comissão Organizadora), com destaque também para o Prof. Jorge Spratley (Presidente da SPORL-CCP e da Comissão Científica) e do Dr. Lima Gouveia, homenageado como Presidente de Honra. (Ver mais...)
      
 

Management of Lateral Semicircular Canal Benign Paroxysmal Positional Vertigo

Artigo de: Francisco Zuma e Maia, Bernardo Faria Ramos, Renato Cal, Camila Martins Brock, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz e Michael Strupp

Benign paroxysmal positional vertigo (BPPV) is the most common cause of peripheral vestibular vertigo. It is caused by free-floating otoconia moving freely in one of the semicircular canals (canalolithiasis) or by otoliths adhered to the cupula (cupulolithiasis). The posterior canal is the most common canal affected, followed by the lateral canal. Diagnosis of the side affected is critical for successful treatment; therefore, suppressing visual fixation is essential to examination of these patients’ eye movement. On the basis of our experience, we have adopted the Zuma maneuver and the modified Zuma maneuver for both apogeotropic and geotropic variants of lateral canal BPPV. Knowledge of the anatomy and pathophysiologic mechanisms of the semicircular canals is essential for correct management of these patients. Hence, using a single maneuver and its modification may facilitate daily neurotological practice. (...) Consulte o artigo
 
 
AGRADECIMENTO
Desde sempre, a APO, como qualquer sociedade científica, procurou estreitar laços com personalidades de relevo que contribuíssem para o desenvolvimento dos nossos conhecimentos. O site da internet tem um papel divulgador e promotor de formação que, nesta era digital, será cada vez mais importante. Procurarmos a colaboração de opinion-leaders que sempre nos foram próximos, é uma exigência óbvia. Assim, a colaboração mais recente dos Profs. Mangabeira Albernaz, Herminio Pérez e sempre do Zuma e Maia, é um motivo de orgulho legítimo. Mas outras individualidades – como David Zee, já colaboraram connosco e permitiram a divulgação dos seus trabalhos. A todos a nossa gratidão.
 

Decorreu de 23 a 24 de Novembro 2019, em Porto Alegre (Brasil), reunindo especialistas de 9 países e que foi uma reunião de elevado nível científico. Coordenado por Francisco Zuma e Maia e Renato Cal, teve como palestrantes, além dos organizadores, Herman Kingma, David Zee, Sérgio Carmona e Carlos Almiron. Curso exaustivo, foram abordados alguns dos temas mais controversos e complexos de Otoneurologia, desde a Fisiopatologia até aos mais recentes avanços terapêuticos, como no caso dos implantes vestibulares, e onde foi manifesto o contributo de participantes com formações distintas e complementares - neurologia, ORL, fisioterapia, ciências básicas, etc.

Veja o Programa

Veja apresentações do Meeting:

 

Novo artigo: Tontura postural-perceptual persistente, de Ana Margarida Amorim

 

Artigo para discussão: Surdez súbita e o risco de eventos vasculares agudos

Reuniões de Inverno

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

     
 

Paparella´s Otolaryngology, Head and Neck Surgery

 

Nova edição
 

 

 
Artigos de interesse
Seasonality and solar radiation variation level in benign paroxysmal positional vertigo
Artigo de Francisco Carlos Zuma e Maia, Rayane Brum de Fraga, Bernardo Faria Ramos, Renato Valério Cal & Pedro Luiz Mangabeira Albernaz
 
Artigo de Leonel Barbosa, Sofia Motta, Margarida Boavida, Ana Guimarães e Filipe Freire
 
Artigo de Dr. João Laffont, Dra. Margarida Amorim, Dr. João Lemos, Dr. João Fonseca, Dra. Ana Sofia Melo, Dr. Ricardo Caiado, Dr. José Bastos, Prof. Doutor António Diogo Paiva.
 
Artigo de Miguel Silva, Margarida Amorim, José Romão e António Paiva.
 
Artigo de Francisco Carlos Zuma e Maia, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, Renato Valério.
 
Artigo de Dr.ª Rosa Castillo.

 

Questionário de avaliação dos Zumbidos, (Tinnitus Handicap Inventory), Vasco Oliveira, Ruth F. Menezes

 

Balanço da versão Portuguesa do Tinnitus Handicap Inventory
Audiologia em Revista, 2008


Vestibulopatias na Infância 
Artigo de Roseli Saraiva Moreira Bittar - Professora assistente do Setor de Otoneurologia - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Faça-se membro

Faça-se membro
e junte-se à equipa!

Eventos

janeiro 2022
Sb D
1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31
12 Fev. 2022
09:00AM - 05:00PM
Reunião de Inverno 2022
18 Fev. 2022
09:00AM - 05:00PM
I Curso de Imagiologia em ORL
09 maio 2022
09:00AM - 05:00PM
XXXI Bárány Society Meeting

Outros destaques

 
 

Localização

Contactos

Rua da Paz, 66-2º, sl.24
4050-461 Porto
Portugal

22 6076290

22 6076299
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.