Editorial (Julho, 2022)

A Associação Portuguesa de Otoneurologia (APO) foi fundada em 1997, agregando especialistas em Otorrinolaringologia, Neurologistas e outros profissionais, com interesse em temas como as perturbações do equilíbrio, a vertigem, a audição e os acufenos. Desde então, as sucessivas direções organizaram anualmente reuniões científicas com palestrantes nacionais e internacionais de forma a promover uma aprendizagem contínua de proximidade, editaram recomendações e atualizações sobre os temas mais relevantes em Otoneurologia. (Ler mais...)

 

Assembleia Geral Ordinária
C O N V O C A T Ó R I A
De acordo com o disposto nos artºs. 22º e 23º dos Estatutos da APO - Associação Portuguesa de Otoneurologia e na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral, convoco todos os Associados das categorias “Fundadores” e “Efetivos” desta Associação, para se reunirem em Assembleia Geral Ordinária, a realizar no próximo dia 30 de setembro de 2022, pelas 18h00 no Hotel dos Templários, em Tomar. (Saiba mais...)
 

 

De 30 de Setembro a 1 de Outubro

Hotel dos Templários

PROGRAMA DO EVENTO

Submissão de trabalhos: até 14 de setembro (nova data)

 

Entre 27 e 28 de maio, realizou-se no Salão Nobre do Hospital Militar do Porto a XII Reunião de Vertigem, evento já tradicional organizado pelo Dr. Rosmaninho Seabra. Este ano, teve a particularidade de incluir uma homenagem ao Dr. Vaz Garcia, Presidente de Honra da Reunião.

Veja o Programa e as Fotografias do evento.

 
 
 

Novo artigo recomendado

Apogeotropic Horizontal Canal Benign Paroxysmal Positional Vertigo: Zuma e Maia Maneuver versus Appiani Variant of Gufoni

Por: Marta Alvarez de Linera-Alperi, Octavio Garaycochea, Diego Calavia, David Terrasa, Nicolas Pérez-Fernández e Raquel Manrique Huarte

Faleceu o Professor Claus Claussen

O Prof. Claus Frenz-Claussen nascido a 28 de Maio de 1939 em Husum, Alemanha, faleceu no passado dia 4 de Setembro, vítima de doença prolongada.
Professor Universitário de Neurootologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Wurzburg, acolheu com imensa generosidade muitos colegas empenhados em aprofundar os seus conhecimentos nessa área, vindos de todo o mundo incluindo vários portugueses.
Era tido como um dos pioneiros da sua especialidade, um génio que desenvolveu os conceitos básicos da Equilibriometria, com a invenção da Craneo-Corpo-Grafia (CCG), a simplificação da análise da Electronistagmografia com a assim chamada borboleta de Claussen, entre outras coisas.
Em 1974 fundou a Neurootological and Equilibriometric Society (NES) em Bad Kissingen, Alemanha, que rapidamente evoluiu, agregando como membros especialistas de todos os continentes.
Amigo de Portugal e dos portugueses, visitou-nos diversas vezes sempre espalhando o seu conhecimento e filosofia de vida. A sua última aparição em Portugal, já apenas por vídeo pois não era fácil deslocar-se, foi como Presidente de Honra da X Reunião de Vertigem do Hospital Lusiadas, Porto, em 2019.
Será sempre lembrado também como artista, escultor de reconhecido mérito, com várias obras suas a embelezar as cidades alemãs, nomeadamente em Wurzburg, Bayreuth e Eisenbuhl - onde tinha o seu atelier e museu ao ar livre.
A sua morte é uma enorme perda para todos quantos privaram com ele e o admiraram, como professor, como artista, como pessoa, como Homem.
Paz à sua alma.
 
J.C. Rosmaninho Seabra

 

 

 

Morreu Claude Conraux

É com profunda mágoa que informamos o falecimento do Prof. Claude Conraux. Membro Honorário da APO, foi uma das personalidades que mais contribuiu para o desenvolvimento da otoneurologia em Portugal.
Neste momento tão triste, limitamo-nos a transcrever o mail do Dr. Christian Van Nechel, Presidente da Société Internationale d'Otoneurologie, , texto que sintetiza o essencial do percurso científico de Claude Conraux.
 
Cher(e)s collègues et Ami(e)s,
Le  (notre) professeur Claude CONRAUX, a quitté ce monde ce mardi 18 janvier 2022.
Ancien chef du service ORL du CHU de Strasbourg, il est le co-fondateur de notre Société d’Otoneurologie par l’organisation en 1965 d’une première réunion des « Pèlerins du Vestibule » afin d'élaborer des protocoles standards d’explorations de la fonction vestibulaire.
Ce n’est pas flagornerie de circonstance, que de reconnaître que la vestibulométrie d’aujourd’hui reste fondée sur des travaux de Claude CONRAUX, travaux à l’image de l’homme, déterminé, combatif mais toujours soucieux de comprendre.
D’emblée, il avait perçu la nécessité de réfléchir en médecine de fonction plutôt que d’organe en associant Maurice COLLARD, professeur de neurologie à ses réflexions et ses enseignements.
Le mot gratitude émerge spontanément de nos pensées, pour son enseignement, l’aide indirecte à nos patients, la prospérité de la clinique et de la recherche en otoneurologie en France et plus spécifiquement la création de cette toujours florissante école de Strasbourg.
Christian Van Nechel, pour la Société Internationale d'Otoneurologie
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
http://www.sio-otoneuro.org

Já decorreu o Otoneurologia 2021

No Hotel dos Templários, em Tomar, decorreu a 8 e 9 de Outubro o Congresso Anual da APO. Aguardado com expectativa, por se tratar duma reunião presencial após largo interregno causado pelas razões sanitárias conhecidas, incluiu, como é habitual, conferencias, mesas-redondas, cursos, comunicações – livres e posters. (Ler mais...) / Ver as fotografias do congresso

Comunicações premiadas

 

Reunião de Otoneurologia 2022
Em 8 e 9 de Abril últimos, realizou-se a Reunião de Otoneurologia, organizada pelos
Drs. Teresa Oliveira Matos e Tiago Porfírio Costa, da Unidade de Vertigem e
Perturbações do Equilíbrio do Hospital CUF Descobertas.
Visando Especialistas e Internos das especialidades de ORL e neurologistas, bem como
Audiologistas, Fisioterapeutas e Enfermeiros mais relacionados. Veja o Programa,

 

XIII Reunião de Inverno - 2021

Comunicação premiada

O Papel da Hidrópsia Endolinfática no Diagnóstico Diferencial da Enxaqueca Vestibular e Doença de Ménière

Por: Isabel Luzeiro, Rita Machado, Bruno Silva, Ana Margarida Amorim e Daniela Pereira.

 

NOVOS ARTIGOS

por: Bernardo Faria Ramos, Renato Cal, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, e Francisco Zuma e Maia

Veja o Programa

 

Na Faculdade de Medicina de Lisboa, sob a Direcção do Prof. Leonel Luís, realizaram-se o Curso de Implantes Cocleares (25 e 26/10) e o VII Curso de Diagnóstico, Tratamento e Reeducação vestibular (27 e 28/10). No que se refere ao de Implantes Cocleares, para além da avaliação pré-operatória, reabilitação e prognóstico, o principal destaque foi a cirurgia ao vivo em três doentes com Menière e um com acufenos intensos. 
Quanto ao último curso, foram abordados anatomia e fisiologia, avaliação vestibular e testes diagnósticos - nomeadamente VNG, vHIT, cadeira rotatória, ABR e eABR, posturografia e reabilitação vestibular. 
 
Proximamente:
  • Webinar - Recomendações da APO para a Doença de Ménière: 17.março, 21h00
  • Dia da Vertigem: 2.Abril, no Hotel Villa Batalha
  • Congresso Anual APO: 30/setembro e 1/outubro, no Hotel dos Templários, em Tomar
   

Management of Lateral Semicircular Canal Benign Paroxysmal Positional Vertigo

Artigo de: Francisco Zuma e Maia, Bernardo Faria Ramos, Renato Cal, Camila Martins Brock, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz e Michael Strupp

Benign paroxysmal positional vertigo (BPPV) is the most common cause of peripheral vestibular vertigo. It is caused by free-floating otoconia moving freely in one of the semicircular canals (canalolithiasis) or by otoliths adhered to the cupula (cupulolithiasis). The posterior canal is the most common canal affected, followed by the lateral canal. Diagnosis of the side affected is critical for successful treatment; therefore, suppressing visual fixation is essential to examination of these patients’ eye movement. On the basis of our experience, we have adopted the Zuma maneuver and the modified Zuma maneuver for both apogeotropic and geotropic variants of lateral canal BPPV. Knowledge of the anatomy and pathophysiologic mechanisms of the semicircular canals is essential for correct management of these patients. Hence, using a single maneuver and its modification may facilitate daily neurotological practice. (...) Consulte o artigo
 
 
AGRADECIMENTO
Desde sempre, a APO, como qualquer sociedade científica, procurou estreitar laços com personalidades de relevo que contribuíssem para o desenvolvimento dos nossos conhecimentos. O site da internet tem um papel divulgador e promotor de formação que, nesta era digital, será cada vez mais importante. Procurarmos a colaboração de opinion-leaders que sempre nos foram próximos, é uma exigência óbvia. Assim, a colaboração mais recente dos Profs. Mangabeira Albernaz, Herminio Pérez e sempre do Zuma e Maia, é um motivo de orgulho legítimo. Mas outras individualidades – como David Zee, já colaboraram connosco e permitiram a divulgação dos seus trabalhos. A todos a nossa gratidão.
 
Veja apresentações do 2º International meeting with the Dizziness experts:

 

Novo artigo: Tontura postural-perceptual persistente, de Ana Margarida Amorim

 

Artigo para discussão: Surdez súbita e o risco de eventos vasculares agudos

Reuniões de Inverno

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

2019

2020

 

 
 

NOVO: Consulte o documento com as "Recomendações da APO
para a doença de Ménière"

 

Paparella´s Otolaryngology, Head and Neck Surgery

 

Nova edição
 

 

 
Artigos de interesse
Seasonality and solar radiation variation level in benign paroxysmal positional vertigo
Artigo de Francisco Carlos Zuma e Maia, Rayane Brum de Fraga, Bernardo Faria Ramos, Renato Valério Cal & Pedro Luiz Mangabeira Albernaz
 
Artigo de Leonel Barbosa, Sofia Motta, Margarida Boavida, Ana Guimarães e Filipe Freire
 
Artigo de Dr. João Laffont, Dra. Margarida Amorim, Dr. João Lemos, Dr. João Fonseca, Dra. Ana Sofia Melo, Dr. Ricardo Caiado, Dr. José Bastos, Prof. Doutor António Diogo Paiva.
 
Artigo de Miguel Silva, Margarida Amorim, José Romão e António Paiva.
 
Artigo de Francisco Carlos Zuma e Maia, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, Renato Valério.
 
Artigo de Dr.ª Rosa Castillo.

 

Questionário de avaliação dos Zumbidos, (Tinnitus Handicap Inventory), Vasco Oliveira, Ruth F. Menezes

 

Balanço da versão Portuguesa do Tinnitus Handicap Inventory
Audiologia em Revista, 2008


Vestibulopatias na Infância 
Artigo de Roseli Saraiva Moreira Bittar - Professora assistente do Setor de Otoneurologia - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Faça-se membro

Faça-se membro
e junte-se à equipa!

Eventos

setembro 2022
Sb D
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30
30 Set. 2022
09:00AM - 05:00PM
Congresso Anual APO 2022
22 Out. 2022
09:00AM - 05:00PM
3rd International meeting with Dizziness Experts 2022

Outros destaques

 
 

Localização

Contactos

Rua da Paz, 66-2º, sl.24
4050-461 Porto
Portugal

22 6076290

22 6076299
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.