O curso em eLearning, com algumas actualizações, está disponível desde há 11 anos, nomeadamente através do site da APO. Não pretende ser um curso para peritos, mas uma ferramenta que garanta conhecimentos essenciais ao desempenho competente dos vários grupos profissionais, que lidam com doentes da área otoneurológica. E sabemos o peso que estes doentes têm, no atendimento nos estabelecimentos de saúde.
 
Foi o Laboratório Solvay que o financiou e, posteriormente, a Abbott e Mylan que o mantiveram. Para eles ficará sempre a nossa gratidão, principalmente nas pessoas de José Carlos Costa, e, depois, António Pires e Alexandra Madeira. Mas a continuidade do curso (nomeadamente a tutoria operacional e técnico-pedagógica, bem como a sua gestão logística), tem custos e os meios financeiros postos à nossa disposição eram insuficientes, foram minguando e obrigaram-nos (Autores e Coordenadores do Projecto) a procurar outras soluções para a sobrevivência do curso e – já agora, a tentativa de um salto qualitativo. Para tal, em primeiro lugar, encontrar um novo apoio - que felizmente surgiu, através da Acústica Médica e, em seguida, fazer participar os novos formandos na manutenção do curso, mediante o pagamento de uma pequena propina. Os pormenores estão disponíveis na metodologia de eLearning na Plataforma NetForma: https://elearning-acusticamedica.dlc.pt. Para aceder ao mesmo, basta clicar no endereço supracitado e inscrever-se na secretaria online, onde estão as condições de participação. 
 
Desde o seu aparecimento, o curso de EXPLORAÇÃO FUNCIONAL VESTIBULAR em eLearning, que até ao momento foi gratuito e único no mundo, contribuiu em Portugal e Brasil para a formação de milhares de médicos, de diferentes especialidades, com destaque para a Medicina Geral e Familiar e outros profissionais de saúde, como Audiologistas e Fisioterapeutas. Esperamos continuar e dispor de meios para as actualizações necessárias, de modo a garantir um ensino actualizado e eficaz.
 
F. Vaz Garcia
 

No Centro Cultural de Cascais realizou-se a 23/2/19, a XI Reunião de Inverno, subordinada ao tema “Vestibulopatia Bilateral”. As diferentes apresentações serão oportunamente publicadas e estarão depois disponíveis no nosso site.

 

Organizada pelo Dr. Rosmaninho Seabra, decorreu no Hospital dos Lusíadas (Porto) a IX Reunião de Vertigem, a qual teve como palestrantes convidados internacionais os Prof. Mats Magnussom (Suécia) e Herminio Perez (Espanha). Palestras, Mesas-redondas e Workshops constituíram o progama, que pode ser visto em anexo e no qual participaram diversos oradores, de diferentes formações académicas (ORL, Neurologistas, Fisioterapeutas e Audiologistas).

Realizou-se em Porto Alegre (Brasil), de 24 a 25 de Novembro, organizado pelos Profs. Zuma e Maia e Roberto Cal. Reunião de alto nível, juntou mais de cem participantes. Destaque para as palestras de Raymond van de Berg (Universidade de Maastricht) sobre Implantes Vestibulares. Com autorização dos autores, disponibilizamos as apresentações da Reunião.

 

Veja as apresentações

De 27 a 29 de Julho 2018, decorreu em Bogotá, Colômbia, a Reunião Anual da "Fundación Iberoamericana de Neuro-Otologia (FINO)", presidida pelo Dr. Sergio Carmona. Convidado de Honra, Dr. Jorge Kattah, Chefe do Departamento de Neurologia da Universidade de Illinois- USA. Entre os numerosos palestrantes, primeiras figuras da neurootologia mundial, destacamos David Zee, Newman Tocker, Nicolás Pérez, Giacinto Asprella, Pedro Mangabeira,  e Zuma e Maia (a quem foi atribuído o prémio de melhor trabalho científico do congresso).
 
Os temas centrais do programa foram o Papel do cerebelo na vertigem, Farmacologia da vertigem, Ataxia, Síndrome vestibular agudo, AVC e vertigem, vHIT e VPPB atípica. Foi também incluído no programa um Curso Básico de REHABILITACIÓN VESTIBULAR.
 
De referir, finalmente, que a organização do próximo evento em 2020 foi entregue ao Prof. Nicolás Pérez, que terá como vice-presidente o nosso compatriota José Carlos Rosmaninho Seabra.
 
 

Faça-se membro

Faça-se membro
e junte-se à equipa!