Caros Colegas,

O ano de 2018 revelou-se um grande desafio para a APO e para todos os que contribuíram para  a concretização dos objectivos a que nos propusemos e assim queremos agradecer a colaboração, participação e boa vontade de todos.

Podemos dizer que foi intenso, mas gratificante o trabalho da Direção para concretizar todas as reuniões que se foram desenrolando ao longo do ano de 2018.

Iniciámos o ano de 2018 com a Reunião de Inverno que se realizou em Fevereiro no Navio-Hospital Gil Eannes em Viana do Castelo, com o tema Enxaqueca Vestibular.

Em  Abril realizámos o II Dia da Vertigem uma Masterclass sobre o tema, destinada aos internos e jovens especialistas que teve lugar no Vimeiro, foi proferida pelo
Prof. Herman Kingma e que tinha tido a sua primeira edição em Outubro de 2017.

Com estas reuniões, onde a parte prática tem um papel relevante e destinada aos mais jovens, tentámos desenvolver e promover a formação com o objectivo de colmatar algumas lacunas no conhecimento na área da Otoneurologia.

Ainda em Abril, no dia 20, a APO realizou no Hospital Lusíadas Lisboa a I Masterclass de Vertigem para Medicina Geral e Familiar com uma importante componente prática.

O Congresso Anual da APO decorreu em Maio em Peniche tendo como Presidente de Honra o Prof. Hermínio Pérez Garrigues. Os palestrantes nacionais e estrangeiros bem como a qualidade das comunicações livres e posters apresentados pelos participantes contribuíram para o elevado nível científico do Congresso.

As atividades da APO para o ano de 2019 já estão definidas e a mais importante reunião, o Congresso Anual, realizar-se-á nos dias 23, 24 e 25 de Maio, em Évora na Fundação Eugénio de Almeida.

Este ano terá num formato diferente. Pela primeira vez contamos com a participação dos colegas de Medicina Geral e Familiar para os quais será realizada uma Marterclass de Patologia Vestibular no primeiro dia do Congresso, onde serão abordados os temas mais importantes, desde o diagnóstico à terapêutica com um cariz essencialmente prático.

Dado o sucesso do modelo de formação introduzido com as Marterclass iniciadas em 2017 e aperfeiçoadas em 2018, em 2019 queremos continuar com estas reuniões  dando continuidade ao que tem sido feito, cumprindo assim um dos objetivos desta direção.

Contamos convosco,

 

Conceição Monteiro

Presidente da APO