O Congresso Anual da Associação Portuguesa de Otoneurologia será realizado este ano nos dias 15 e 16 de Junho de 2012, no Hotel Melia Ria, em Aveiro. A nossa reunião foi programada, tal como as anteriores, para uma duração de um dia e meio - sexta todo o dia e manhã de sábado.


Contamos com a presença já confirmada de alguns convidados de topo da Otoneurologia mundial, Claus Claussen, Mans Magnusson e Raymond Boniver, que certamente irão prender a atenção da assistência com excelentes comunicações de elevado nível científico.


Não menos importante e merecedora do nosso apreço, a colaboração dos colegas portugueses, que ano após ano, tem contribuído com o seu saber e experiencia acumulada, para o enriquecimento do nosso conhecimento, e para o desenvolvimento da Otoneurologia em Portugal.


Os temas que escolhemos para a reunião deste ano são muito diversos. Programamos conferencias subordinadas a temas como “Os exames objectivos e a peritagem medico-legal”, Vertigem Posicional Paroxística Benigna – dos princípios ao tratamento”, “Tratamento da Doença de Meniere” Genética e Otoneurologia” “Cirurgia do saco endolinfático” e muitas outras de igual interesse e relevância. Teremos várias discussões abertas, em forma de mesa redonda sobre temas tão interessantes como “Presente e futuro nos exames complementares de Otoneurologia”, “Surdez súbita” e “Reabilitação vestibular”.


Os nossos congressos tem sido sempre um ponto de encontro entre os diversos profissionais dedicados à área – otorrinolaringologistas, neurologistas, audiologistas, fisioterapeutas. Somos uma Associação aberta e abrangente, e queremos continuar a ser uma referencia para todos aqueles que se interessam pelo tema, sejam académicos famosos ou apenas iniciados. Para isso devemos estar unidos na defesa da qualidade científica das nossas reuniões e sobretudo na nossa independência frente a lobbies ou grupos de pressão.


Mas os nossos congressos não podem ficar apenas por uma troca fria de conhecimentos. É conhecido o ambiente de cordial amizade que caracteriza sempre a reunião dos profissionais da área. Teremos oportunidade de conviver e de apreciar momentos de merecido lazer na companhia dos nossos colegas.


A escolha de Aveiro como cidade anfitriã para este evento foi uma opção fácil uma vez que vem na continuidade do desejo manifestado por esta Direcção de diversificar o mais possível os locais elegidos para acolher a nossa reunião anual. Sendo uma cidade com uma localização privilegiada no litoral centro, misto de campo e praia, com uma  excelente acessibilidade e além do mais, de uma singularidade encantadora, com os seus canais, autêntica “Veneza de Portugal”, pareceu-nos ser a escolha certa para proporcionar a ambiência mais adequada para o nosso encontro. Além do mais, esta é, reconhecidamente, uma zona famosa pela sua magnífica gastronomia. Estamos certos de que será o local ideal para a Reunião deste ano e que todos de lá sairemos gratos pela escolha e satisfeitos pelo acolhimento recebido.


Esperamos por si!

Rosmaninho Seabra