Caros Colegas,

O ano de 2018 revelou-se um grande desafio para a APO e para todos os que contribuíram para  a concretização dos objectivos a que nos propusemos e assim queremos agradecer a colaboração, participação e boa vontade de todos.

Podemos dizer que foi intenso, mas gratificante o trabalho da Direção para concretizar todas as reuniões que se foram desenrolando ao longo do ano de 2018.

Iniciámos o ano de 2018 com a Reunião de Inverno que se realizou em Fevereiro no Navio-Hospital Gil Eannes em Viana do Castelo, com o tema Enxaqueca Vestibular.

Em  Abril realizámos o II Dia da Vertigem uma Masterclass sobre o tema, destinada aos internos e jovens especialistas que teve lugar no Vimeiro, foi proferida pelo
Prof. Herman Kingma e que tinha tido a sua primeira edição em Outubro de 2017.

Com estas reuniões, onde a parte prática tem um papel relevante e destinada aos mais jovens, tentámos desenvolver e promover a formação com o objectivo de colmatar algumas lacunas no conhecimento na área da Otoneurologia.

Ainda em Abril, no dia 20, a APO realizou no Hospital Lusíadas Lisboa a I Masterclass de Vertigem para Medicina Geral e Familiar com uma importante componente prática.

O Congresso Anual da APO decorreu em Maio em Peniche tendo como Presidente de Honra o Prof. Hermínio Pérez Garrigues. Os palestrantes nacionais e estrangeiros bem como a qualidade das comunicações livres e posters apresentados pelos participantes contribuíram para o elevado nível científico do Congresso.

As atividades da APO para o ano de 2019 já estão definidas e a mais importante reunião, o Congresso Anual, realizar-se-á nos dias 23, 24 e 25 de Maio, em Évora na Fundação Eugénio de Almeida.

Este ano terá num formato diferente. Pela primeira vez contamos com a participação dos colegas de Medicina Geral e Familiar para os quais será realizada uma Marterclass de Patologia Vestibular no primeiro dia do Congresso, onde serão abordados os temas mais importantes, desde o diagnóstico à terapêutica com um cariz essencialmente prático.

Dado o sucesso do modelo de formação introduzido com as Marterclass iniciadas em 2017 e aperfeiçoadas em 2018, em 2019 queremos continuar com estas reuniões  dando continuidade ao que tem sido feito, cumprindo assim um dos objetivos desta direção.

Contamos convosco,

 

Conceição Monteiro

Presidente da APO

Caros Colegas,
 
Mais uma vez vamos realizar o Congresso Anual de Otoneurologia. Este ano o local escolhido foi Peniche, onde julgamos estarem reunidas as condições para um convívio tranquilo que promova o enriquecimento científico.
 
A nossa principal preocupação é sempre o programa científico e assim durante dois dias, diferentes oradores abordarão temas da atualidade em Otoneurologia. Os trabalhos compreendem uma mesa redonda sobre Enxaqueca Vestibular, tema discutido na Reunião de Inverno deste ano, conferências e um curso pós-congresso com o tema - Abordagem Clínica do Doente com Vertigem.
 
À semelhança de anos anteriores além dos convidados nacionais teremos também convidados estrangeiros de referência, alguns já nossos conhecidos e amigos como os Profs. Herminio Pérez Garrigues e Nicolás Pérez e o Prof. David Zee que estará presente pela primeira vez no nosso congresso.
 
Queremos também dar oportunidade e destaque á divulgação da atividade científica nacional através da apresentação de comunicações orais e posters.
 
Pensamos estarem reunidas as condições para que com o contributo de cada um  este congresso seja um espaço de debate e troca de experiências que façam progredir a Otoneurologia Portuguesa e que o nosso saber como médicos se traduza em melhores cuidados de saúde para a nossa população.
 
Venho convidá-los a participar e será um privilégio dar-vos as boas vindas em Peniche. A vossa participação é indispensável para tornar este Congresso uma experiência válida e para reforçar o nosso empenho na promoção da Otoneurologia.
 
Até Peniche!
Contamos convosco,
 
Conceição Monteiro
Presidente da Associação Portuguesa de Otoneurologia

Estimados colegas,
 
Nos passados dias 19 e 20 de maio, decorreu mais uma reunião anual da nossa associação, que se saldou, com uma enorme participação, tanto de especialistas como internos ORL e Neurologistas.
 A reunião anual reveste-se de enorme importância, por se tratar da reunião magna da nossa associação, local e momento do ano, onde se podem encontrar os principais especialistas nacionais, debater conceitos e estratégias, fomentando a multidisciplinaridade e a aprendizagem inter-pares. A presença de especialistas estrangeiros, proporcionou um debate mais abrangente, com a apresentação de novas estratégias diagnósticas e terapêuticas, mas também a possibilidade de estabelecer parcerias e encurtar distâncias. 
De relevo, foi igualmente a enorme participação de internos, de diferentes regiões do país, o que muito nos congratula, demonstrando o período de expansão da otoneurologia em Portugal. A apresentação de trabalhos, de cada vez maior qualidade, reflexo do maior interesse pela área, e do desenvolvimento da otoneurologia em Portugal, que a APO tem patrocinado, com natural reflexo nos cuidados de saúde prestados aos doentes que nos procuram, sendo afinal, este o objectivo último da APO. 
É vontade desta direcção, trazer de forma crescente, para o programa principal de futuras reuniões, a presença destes trabalhos de forma a fomentar a discussão, proporcionar uma ideia mais concreta,  de como trabalham as diferentes unidades do país, tentando uniformizar protocolos de forma a elevarmos o nível de cuidados prestados.
Apesar da ainda, estarmos em tempo de balanço final da reunião, o tempo escasseia e o trabalho desta direcção, não para, estando já a ser preparado o dia da vertigem, a reunião Ibérica em dezembro e já se iniciaram os trabalhos de preparação da próxima reunião anual. Esperamos encontrar-vos a todos nos próximos encontros.
Contamos convosco.
 
Abraço a todos,
 
Pedro Araújo

Para Ensinar sempre se recorreu a métodos pedagógicos que têm evoluído ao longo dos séculos, com recurso a diferentes materiais e processos como a escrita cuneiforme, o papiro, a ardósia, o livro, os slides e, desde o século passado e a passos gigantes, às novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), com utilização de LCD, DVD, computadores e internet. Pressupõem, portanto, o ensino à distância. No entanto, o Ensino continua a recorrer ao paradigma de professor/formador – aluno/formando – método pedagógico.
 
O eLearning constitui uma metodologia de aprendizagem que resulta da associação entre Ensino com recurso às TIC e a Educação a Distância. Uma das questões que mais polémica suscita, é a controvérsia ensino presencial, onde o professor/formador debita a matéria prevista, mesmo recorrendo a suportes multimédia (vídeos, Power points, etc.) versus eLearning
Na evolução do eLearning têm ocorrido diversas fases – do deslumbramento à decepção, que não é o momento nem tenho competência para deles tratar. O fundamental é a presença nas plataformas de eLearning de conteúdos pedagógicos (incluindo áudio e vídeo) com os quais os alunos/formandos vão interagir, da responsabilidade de equipas multidisciplinares constituídas por pedagogos, web designers e programadores. À aquisição passiva de informação centradas no Professor/Formador (as antigas “aulas magistrais”) passa-se à aquisição de competências mediante sistemas de base tecnológica, com recurso a jogos, problemas, com a participação e interacção, maior ou menor, dos instruendos, a sua organização em grupos que contactam on-line e com recurso a tutoria. Pensar-se em eLearning como método em que se passam as gravações das apresentações dos professores, equivalentes às velhas sebentas por onde muitos de nós estudaram, não introduz qualquer mais-valia à aprendizagem.  
Nem todos os alunos aprendem à mesma velocidade. Para tanto, contribuem as suas próprias aptidões, motivação, controlo, empatia ou seja a sua Inteligência Emocional. Fundamental é também avaliar os estilos de Aprendizagem de cada aluno. É, pois fundamental a introdução de um modelo pedagógico, como o que utilizamos no nosso Curso de Exploração Funcional Vestibular, o SAFEM-D (Sistema Aberto de Formação e Ensino Multimédia a Distancia) que visa aumentar a rapidez de aprendizagem, a sua eficácia e reduzir a duração da aprendizagem e os custos. 
No nosso curso de eLearning (F. Vaz Garcia, José Tavares e AA Fernandes e col.), baseado no modelo pedagógico e na plataforma da DLC (Distance Learning Consulting), após um Teste de Diagnóstico que fornece um conhecimento prévio dos conhecimentos de cada aluno sobre a matéria, inicia-se o curso que consta de Aulas Virtuais Teóricas e Práticas e dum Sistema Paralelo (trabalho em equipa com recurso a modelos atractivos criados por especialistas em didáctica, psicólogos, web designers). Tem grande flexibilidade: o aluno aprende ao seu ritmo, no seu ambiente, quando quer, em pequenos módulos (mais eficazes). Dos vários módulos que correspondem a diferentes capítulos da Otoneurologia, o formando é avaliado, o que lhe fornece feedback de áreas dos conteúdos que necessitam futuro aperfeiçoamento/desenvolvimento. Os testes são, assim, instrumento de aprendizagem e não apenas mecanismos de avaliação; o aluno serve-se deles e dos quizzes como métodos interactivos. A aprendizagem não é imposta, pois apela às motivações do formando. Este aprende pela sua própria actividade: observação, reflexão e experimentação. O reforço é positivo: satisfação pelo sucesso e pela cooperação; a memorização é facilitada pela actividade e pela descoberta; os formandos determinam a orientação do seu processo de raciocínio.
O nosso curso em eLearning iniciou-se em 2007, com a realização de 2 cursos anuais. Inicialmente com uma duração de 90 horas, em 2015 foi revisto, actualizado e passou a uma duração de 60 horas. Tem sido frequentado preferencialmente por médicos. Desde 2012 verificaram-se 1627 participantes, dos quais 1465 eram médicos (com maior incidência de Medicina Geral e Familiar) e dos restantes não-médicos (135), principalmente especialistas e estudantes de Audiologia. 
Quanto à nacionalidade a maioria foram portugueses: 1523 contra 124 brasileiros.
O nosso curso tem sido gratuito, aberto a todos os profissionais de saúde, e é o único na internet com estas características. Inicialmente financiado pela Solvay, é presentemente mantido pela Mylan. Conservá-lo, com o apoio tutorial exigido e todas as tarefas administrativas, além da necessidade de evitar a obsolescência das matérias e ser necessário criar novas animações, tem custos, como com a formação em qualquer outra área de actividade.  
Dificilmente poderemos  garantir a sua continuidade sem a participação económica dos alunos/formandos. Numa estimativa grosseira calculámos que com 250 inscrições/ano o preço do curso em eLearning será equivalente a um único curso presencial, com 15 participantes...
Ao fim de 10 anos realizámos uma avaliação qualitativa entre o nosso curso e outro equivalente presencial, e verificou-se que  86,45% preferiam o eLearning, contra 13,55 % que escolhiam ainda o presencial. Também quanto aos resultados do Diagnóstico Inicial e os Resultados Finais a diferença é abissal, sendo a média dos Resultados Finais de 92,93%.
Parece inquestionável a importância deste curso e a necessidade de o manter, actualizar e aperfeiçoar. Importante a sua certificação de qualidade - competência que deve ser atribuída à APO. Todos os profissionais que trabalham na área da otoneurologia , nomeadamente no seu período de formação, devem ser obrigados curricularmente a realizá-lo.
 
Com este curso poupa-se dinheiro na formação dos profissionais de saúde.
 
F. Vaz Garcia

Caros Colegas,
 
Aproxima-se o nosso Congresso Anual a realizar nos próximos dias 19 e 20 de Maio no Hotel Lago em Montargil.
Procurámos trazer temas de interesse não só para a Otorrinolaringologia, como para Neurologia e Imagiologia, dado que  a Otoneurologia tem  tanto de especifico como de transversal às várias especialidades.
Uma especial atenção é dada à formação que vai desde o ensino por e-learning a palestras sobre como construir uma carreira.
Vão ser ainda abordados temas que vão da patologia da base do crânio, ás perturbações da marcha , passando pela imagiologia e pela vertigem posicional, tema que foi abordado de forma exaustiva na reunião de inverno que decorreu em Fevereiro do presente ano.
Como convidados estrangeiros vamos contar com os Drs. Francisco Zuma e Maia que nos vai apresentar uma nova manobra para o tratamento da vertigem posicional paroxística benigna do canal horizontal, Dr. Herminio Pérez Garrigues que nos vai falar sobre nistagmo vibratório, o Prof. Dr. Michel Lacour que nos vai falar sobre compensação vestibular, e o Dr. Miguel Aristegui que vai participar na mesa redonda sobre tratamento da patologia da base do crânio.
Esta é mais uma das formas que encontramos para suscitar o vosso interesse por uma área que nos é “muito querida” e onde podemos partilhar conhecimento numa constante e mutua aprendizagem .
Contamos com a vossa presença, se possível duma forma participativa enviando quer comunicações livres quer pósters. 
Atrevo-me a dizer que não se vão arrepender !!
 
Até breve,
 
Maria Manuel Henriques
 

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