De 4 a 6 de agosto 2017 decorreu em Lima (Peru) este evento, promovido pela Fundación Iberoamericana de Neuro-Otología (F.I.N.O), em que participaram destacados especialistas mundiais, como David Newman-Toker (USA), Jorge Kattah (USA), Nicolás Pérez Fernández (Espanha), Sergio Carmona (Argentina), Ricardo Ceballos (México), Jorge Madrigal (México), Francisco Zuma e Maia (Brasil) e Pedro Mangabeira Albernaz (Brasil). O programa pode ser consultado aqui.
 
De salientar o prémio obtido por Zuma e Maia, para a melhor apresentação, pelo seu trabalho “Inclinación cefálica tras sacudida cefálica para diferenciar cuadros vestibulares centrales de periféricos”, o qual pode ser lido na secção de Artigos Recomendados deste site.
 
 
  

 

Integrado nas cerimónias do Dia de Portugal, de 2017, o Dr. Rocha Lourenço recebeu o grau de comendador da Ordem de Mérito.
 
Natural de Angra do Heroísmo, foi o fundador do Serviço de ORL do Hospital de Santo Espírito e, durante cerca de duas décadas, foi o único especialista da área na ilha Terceira, tendo prestado ainda assistência a sete das ilhas dos Açores. Desde sempre ligado à nossa Associação, esforçou-se por construir um Serviço moderno, onde a otoneurologia desempenha um papel importante, sobretudo pelo papel exercido pelo seu sucessor na Direcção do Serviço, o Dr. João Martins.
 
Ao Dr. Rocha Lourenço, as nossas felicitações.

A direcção da APO comunica com pesar o falecimento do Prof. Madeira da Silva, no passado dia 26 de Fevereiro.
 
Foi Diretor do Serviço Universitário de Otorrinolaringologia, Otoneurologia e Audiologia do Hospital de Egas Moniz, entre 1998 e 2012, Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências Médicas e Regente da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas, no mesmo período. O Professor sempre foi um entusiasta da Otologia\Otoneurologia, e em particular da audiologia com doutoramento em Otoemissões acústicas, tendo marcado gerações mais novas de Otorrinolaringologistas, com o seu entusiasmo, intelecto e paixão por esta campo.
 
A direcção da APO apresenta as condolências à sua família.

  • 1º Prémio Com. Oral
Avaliação do perfil auditivo na Doença de Fabry
AUTORES: JORGE RODRIGUES; ALEXANDRA GOMES; PATRÍCIA GOMES; CATARINA LOMBO; OLGA AZEVEDO; ALEXANDRE MEXEDO; RUI FONSECA
 
 
  • 2º Prémio Com. Oral
As provas calóricas e o vídeo head impulse test no estudo da vertigem
AUTORES: JOANA PINHO; PATRICK GONÇALVES; ANA FILIPA VARZIM; TÂNIA COUCEIRO; MARTA BRANCO; SANDRA COSTA
 
 
  • 1º Prémio Poster
Síndrome de Usher e heterogeneidade genética: caso clínico
AUTORES: CATARINA RATO; JOANA COSTA; GUSTAVO LOPES; DELFIM DUARTE; DITZA VILHENA
 
 
  • Menção Honrosa Póster
Avaliação da vertical visual subjectiva dinâmica em indivíduos normais
Autores: António Nicolau Fernandes; Tomás Carvalho; César Silva; Beatriz Lança; Leonel Luís

Foi em Campo Maior, organizada pela Drª Rosa Castillo, que decorreu a Reunião de Inverno de 2017, a 18 de Fevereiro. Tema: Vertigem Posicional. Estas reuniões monotemáticas servem para produzir um rapport que oportunamente será disponibilizado e estará on-line. Permite ainda um debate prévio que originará um painel de discussão na próxima Reunião Anual. 
 
O facto do Comendador Rui Nabeiro ter disponibilizado as instalações do Centro de Ciência do Café e, desde há muito, apoiar diversas iniciativas médicas, originou uma homenagem simples e o reconhecimento que, assim, lhe foi manifestado.
 

 

Editoriais da página web da Associação Portuguesa de Otoneurologia