Concretizando um dos objetivos do programa da atual Direção da APO, decorreu no passado dia 28 de outubro no Vimeiro, uma masterclass sobre Vertigem. Herman Kingma, professor de vestibulogia clínica no departamento de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço da Universidade de Maastricht, foi o principal orador. Os Drs. Pedro Araújo e F. Vaz Garcia completaram o painel. A abrir a Dr.ª Conceição Monteiro, salientou a importância que atribui a esta reunião para a formação dos novos médicos e o seu empenho em incluí-la no calendário anual das iniciativas da APO.

Veja as fotos reunião.

Veja os vídeos:

De 1 a 4 de Novembro decorreu em Florianópolis o 9º Congresso Luso-Brasileiro de ORL, integrado no 47º Congresso Brasileiro o qual, entre numerosos participantes portugueses das diferentes áreas da ORL, teve a presença do Prof. Leonel Luis e Drª Maria Manuel Henriques. O Prof Leonel Luis participou numa mesa-redonda sobre “O que é preciso para montar um consultório de Otoneurologia” e realizou a palestra “VHIT: como fazer e interpretar”. A Drª Maria Manuel Henriques participou em duas mesas, uma sobre “Síndrome Vestibular Aguda na Emergência: conduta diagnóstica e terapêutica” e outra sobre “VPPB”.

 

De 4 a 6 de agosto 2017 decorreu em Lima (Peru) este evento, promovido pela Fundación Iberoamericana de Neuro-Otología (F.I.N.O), em que participaram destacados especialistas mundiais, como David Newman-Toker (USA), Jorge Kattah (USA), Nicolás Pérez Fernández (Espanha), Sergio Carmona (Argentina), Ricardo Ceballos (México), Jorge Madrigal (México), Francisco Zuma e Maia (Brasil) e Pedro Mangabeira Albernaz (Brasil). O programa pode ser consultado aqui.
 
De salientar o prémio obtido por Zuma e Maia, para a melhor apresentação, pelo seu trabalho “Inclinación cefálica tras sacudida cefálica para diferenciar cuadros vestibulares centrales de periféricos”, o qual pode ser lido na secção de Artigos Recomendados deste site.
 
 
  

 

Integrado nas cerimónias do Dia de Portugal, de 2017, o Dr. Rocha Lourenço recebeu o grau de comendador da Ordem de Mérito.
 
Natural de Angra do Heroísmo, foi o fundador do Serviço de ORL do Hospital de Santo Espírito e, durante cerca de duas décadas, foi o único especialista da área na ilha Terceira, tendo prestado ainda assistência a sete das ilhas dos Açores. Desde sempre ligado à nossa Associação, esforçou-se por construir um Serviço moderno, onde a otoneurologia desempenha um papel importante, sobretudo pelo papel exercido pelo seu sucessor na Direcção do Serviço, o Dr. João Martins.
 
Ao Dr. Rocha Lourenço, as nossas felicitações.

Faça-se membro

Faça-se membro
e junte-se à equipa!