Editorial (Março, 2019)

“Artigo 1 – as eleições realizar-se-ão de 3 em 3 anos”

Caros Associados:
 
Esta é a afirmação primeira do regulamento eleitoral. 
Aquela que dá esperança e vitalidade às associações.
Vamos renovar, escolher outras pessoas, trazer novas ideias, continuar o que temos feito melhorando os resultados. 
No dia 24 de Maio teremos a Assembleia Geral da APO no decorrer do Congresso Anual da conforme marcação anunciada. (Ler mais... Editorial  de Março, 2019)

 

 

MANIFESTO ELEITORAL

Estando a terminar o mandato da atual direção e ao aproximarem-se as eleições para os corpos dirigentes da Associação Portuguesa de Otoneurologia vimos apresentar as linhas orientadoras da lista candidata para o triénio 2019-2022
No próximo triénio propomo-nos continuar e aprofundar o trabalho realizado pelas direcções anteriores, tarefa difícil mas que constitui um desafio estimulante. 
As principais linhas orientadoras serão: 
  1. Promover a divulgação e o desenvolvimento da Otoneurologia colocando-a serviço da saúde da população, promovendo um envelhecimento ativo e saudável; 
  2. Divulgar e promover as boas práticas e emitir pareceres sobre assuntos da sua competência; 
  3. Fomentar e apoiar atividades científicas e a formação continua no domínio da Otoneurologia; 
  4. Estimular e promover a investigação de qualidade no domínio da Otoneurologia; 
  5. Aprofundar as relações com a Sociedade Portuguesa de Otorrinolaringologia e cirurgia da cabeça e pescoço, Sociedade Portuguesa de Neurologia, Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia, Associação Portuguesa de Audiologia, assim como com outras Associações e Sociedades Científicas nacionais e internacionais de áreas de fronteira; 
  6. Promover a colaboração com as Sociedades Científicas e Associações Profissionais de língua oficial Portuguesa e estrangeiras; 
  7. Promover a divulgação dos conhecimentos entre a comunidade médica em geral através de reuniões multidisciplinares; 
  8. Renovar e dinamizar o site oficial tornando-o o principal veículo de comunicação com os associados e a comunidade científica. 
Esperamos que este projecto seja merecedor da sua confiança e tudo faremos para cumprir com as nossas responsabilidades.
 

Nuno Trigueiros

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exploração Funcional Vestibular - Um novo ciclo

O curso em eLearning, com algumas actualizações, está disponível desde há 11 anos, nomeadamente através do site da APO. Não pretende ser um curso para peritos, mas uma ferramenta que garanta conhecimentos essenciais ao desempenho competente dos vários grupos profissionais, que lidam com doentes da área otoneurológica.  E sabemos o peso que estes doentes têm, no atendimento nos estabelecimentos de saúde.
Foi o Laboratório Solvay que o financiou e, posteriormente, a Abbott e Mylan que o mantiveram. Para eles ficará sempre a nossa gratidão, principalmente nas pessoas de José Carlos Costa, e, depois, António Pires e Alexandra Madeira. (Ler mais... Exploração Funcional Vestibular)

 

No Centro Cultural de Cascais realizou-se a 23/2/19, a XI Reunião de Inverno, subordinada ao tema “Vestibulopatia Bilateral”. As diferentes apresentações serão oportunamente publicadas e estarão depois disponíveis no nosso site.

Veja as fotos da XI Reunião de Inverno

 

 

 

Otoneurologia 2018

Entre 25 e 26 de maio de 2018, realizou-se em Peniche o Congresso Anual da APO, organizado pela Dr.ª Conceição Monteiro e coordenado pelo Drs. Pedro Araújo e Maria Manuel Henriques. (Ler mais... Otoneurologia 2018)

         

 

Veja ainda:

Novo artigo para discussão: Surdez súbita e o risco de eventos vasculares agudos

 

Reunião dos Lusíadas (Porto)

Organizada pelo Dr. Rosmaninho Seabra, decorreu nos dias 26 e 27 de outubro no Hospital dos Lusíadas (Porto) a IX Reunião de Vertigem. 

(Ler mais...)

 

Realizou-se em Porto Alegre (Brasil), de 24 a 25 de Novembro, organizado pelos Profs. Zuma e Maia e Roberto Cal. Reunião de alto nível, juntou mais de cem participantes. Destaque para as palestras de Raymond van de Berg (Universidade de Maastricht) sobre Implantes Vestibulares. Com autorização dos autores, disponibilizamos as apresentações da Reunião.
 
 
Na Nazaré, decorreu a 6/4/19 mais uma Masterclass, organizada pela APO e dirigida sobretudo aos Internos das especialidades mais relacionadas com a Otoneurologia e também a jovens especialistas. O Prof. Herman Kingma da Universidade de Maastricht foi o palestrante convidado.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Reuniões de Inverno

2011

2012

2013

2014

2015

2016

2017

2018

 

Retalhos da História da Associação Portuguesa de Otoneurologia

Desde há muito que foi intenção dos fundadores reunir elementos que pudessem servir de memória futura da nossa Associação. Infelizmente, 3 deles já não estão entre nós.
Impõe-se, por isso, descrever aquilo que tem sido a nossa vida colectiva. É uma tarefa difícil porquanto muitos documentos se perderam, uns pela interrupção do site durante três anos e, mais recentemente, por um vírus que destruiu informação importante. No entanto, aqui começamos a contar a nossa "história". Esperamos acrescentar gradualmente mais documentos.

Reunião de Inverno 2018

  Veja o Programa

Veja as fotos

Novo: 

Resumo das comunicações

 
 
Artigos de interesse
Artigo de Leonel Barbosa, Sofia Motta, Margarida Boavida, Ana Guimarães e Filipe Freire
 
Artigo de Dr. João Laffont, Dra. Margarida Amorim, Dr. João Lemos, Dr. João Fonseca, Dra. Ana Sofia Melo, Dr. Ricardo Caiado, Dr. José Bastos, Prof. Doutor António Diogo Paiva.
 
Artigo de Miguel Silva, Margarida Amorim, José Romão e António Paiva.
 
Artigo de Francisco Carlos Zuma e Maia, Pedro Luiz Mangabeira Albernaz, Renato Valério.
 
Artigo de Dr.ª Rosa Castillo.

 

 

 

 

 

 

 


Questionário de avaliação dos Zumbidos
, (Tinnitus Handicap Inventory), Vasco Oliveira, Ruth F. Menezes
 

Balanço da versão Portuguesa do Tinnitus Handicap Inventory
Audiologia em Revista, 2008


Vestibulopatias na Infância

por Roseli Saraiva Moreira Bittar
Professora assistente do Setor de Otoneurologia
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 CURSO DE EXPLORAÇÃO FUNCIONAL VESTIBULAR EM ELEARNING

ACEDER AO CURSO

Curso organizado pelos Drs. Fernando Vaz Garcia e José Tavares (responsáveis pelos conteúdos), com o apoio de 11 especialistas de diferentes áreas médicas e a coordenação pedagógica do Prof. Doutor António Augusto Fernandes, web design/ multimédia da DLC - Distance Learning Consulting). Está disponível na metodologia de eLearning na Plataforma NetForma: https://elearning-acusticamedica.dlc.pt 
A lista de colaboradores reúne a maioria dos palestrantes que têm participado em Portugal em cursos presenciais idênticos. Trata-se de um projeto ambicioso, único em língua portuguesa, dirigido a profissionais de ORL, Neurologistas, Médicos de Família, Audiologistas e Fisioterapeutas. A pretexto da Exploração Funcional é feita uma revisão sobre os aspetos mais relevantes da abordagem da Vertigem. Este curso é apoiado pela Acústica Médica. Para aceder ao mesmo basta clicar no endereço supracitado e inscrever-se na secretaria online, onde estão as condições de participação. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O manuscrito deve conter:
 

  • 1. Título
  • Se o manuscrito tiver sido apresentado num encontro ou anteriormente publicado, deve incluir o local e a data, no fim do título do artigo.

  • 2. Autores
      a. Título (Dr., Prof., etc.)
      b. Primeiro nome (completo)
      c. Ultimo nome (completo)
      d. URL (se existir)
      e. E-mail

  • 3. Cidade e País
     
  • 4. Resumo (não mais de 200 palavras)
     
  • 5. Keywords
     
  • 6. Manuscrito
     
  • 7. Formato a utilizar Microsoft Word ou Rich Text Format
      · Ilustrações só em formatos Gif e jpeg
      · Gráficos e tabelas em formato Excel ou Word
      · Fotografias e desenhos só em formatos Gif e jpeg

  • De modo a evitar enganos, as ilustrações e/ou imagens, gráfico e tabelas devem vir no texto no local que o autor pretende.

  • 8. Referências
  • De acordo com o estilo utilizado no Index Medicus. Por exemplo:
    Stenqvist M, Anniko M, Petterson Alftngcal. Effect of Pseudomonas aeruginosa exotoxin A on inner ear function. Acta Otolaryngol 1997; 117:73-9

    Pedimos a vossa compreensão para o facto de, se estes requisitos não forem cumpridos, o texto ser devolvido ao autor por e-mail, para correcção.
    O download do manuscrito é efectuado no formato Adobe Type Reader (.pdf) de modo a permitir a impressão e evitar reproduções completas ou parciais do mesmo. Não existem restrições ao tamanho do trabalho ou número de imagens e tabelas.